O Rancho Texano Lone Star Gramado existe a mais de 100 anos! Isso mesmo! O nosso casarão de 850m2 faz parte da história da colonização da região e é genuinamente decorado ao estilo texano.  O espaço faz um resgate cultural e histórico dos imigrantes europeus que vieram para o Rio Grande do Sul e para o Texas nas concorridas correntes migratórias do início do século XIX.  Ao fazer isso, reconhece o valor e bravura dos colonos que transformaram a serra gaúcha no que ela é hoje.

Quando os idealizadores do projeto resolveram adquirir este local, prontamente decidiram manter toda a estrutura da mesma forma que encontraram, preservando a história que aqui vive. Com ampla vivência no Texas, foi decidido transformar este local em um “Barn” – os conhecidos celeiros americanos. É por isso que a casa tem a cor que tem hoje.

Agora, o que tem a ver o Rio Grande do Sul com o Texas? Veja apenas algumas das similaridades históricas:

  • Em 1824 os alemães chegam no RS e começam a colonizar nosso estado;
  • Em 1830 os alemães chegam no Texas e também começam a colonização por lá;
  • Em 1835 começa a Revolução Farroupilha para afastar o RS do Brasil;
  • Em 1836 começa a Revolução Texana para afastar o Texas do México;
  • Em 1845 terminam as duas Revoluções – a Farroupilha e a Texana;
  • Em 1850 tinham mais alemães no Texas do que Mexicanos – lembrando que o Texas era México nesta época;

Essas similaridades na colonização fizeram com que a gastronomia dos dois estados fosse muito próxima, utilizando a influência de pratos alemães, porém com uma pitada cultural, tanto do texano com seu American Barbecue quanto o gaúcho com o seu estilo diferente de assar churrasco.

Ambos estados estão no sul de seu país; ambos fazem fronteira com países de língua espanhola e sofreram influências destes países fronteiriços como o idioma e a culinária.

Além de tudo que já lhe contamos, o Rancho Texano Lone Star é sede da Câmara Texana de Comércio no Brasil, o que nos dá a legitimidade que nenhum outro local terá. Fomentamos os negócios, a pesquisa, o turismo e o desenvolvimento econômico através da geração de emprego e renda, fortalecendo a economia e aproximando os Estados Unidos da América do Brasil através do Texas e do Rio Grande do Sul, ajudando empresários daqui e de lá a tornarem seus sonhos possíveis.

Curtiu nossa história? Tire uma foto e marque nosso instagram (@) para que possamos saber qual local do Casarão você gostou mais.